domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas...

 
Nasceu numa gruta em Belém, pobre, segundo a crença geral, mas da linhagem de David que fora rei.

Foram os humildes pastores adorá-lo, mas também os magos, gente importante vinda de longe com presentes caros mas de pouca valia naquela gruta…


... anos mais tarde julgaram-no e cruxificaram-no depois de ter tentado sacudir do templo o negócio estabelecido…

Não foi só Judas que traiu!

Traíram Caifás e os outros bem comportados. Traiu cada um dos cobardes que não levantou a voz!

Hoje mantem-se o negócio, há outros nomes...Há outros interesses...

...e Belém?

Belém está cercada de betão armado!

Mas no final perdura o seu espírito, a sua vontade, nem que por fim sobeje ape-nas três Marias e um José de Arimateia...


A caminhada noturna foi um sucesso, como não podia deixar de ser, com casta-nhas assadas à maneira pelo Edgar.

O Grupo de Teatro vai estrear no próximo Janeiro e até lá, muito trabalho pela frente!

Recorda-se a entrega do habitual pre-sente aos sócios no Dia de Reis e também o Jantar da Casa do Pessoal com data a revelar posteriormente.

Deixo aqui uma palavra a todos os que por motivo de reforma ou partida para outras paragens, nos vão deixar. Para todos votos de um futuro melhor, com força e esperança, não se esqueçam de nós… que por cá nos vão ficar sempre na lembran-ça…

Para os que estão doentes vai um abraço muito grande e apertado...que voltem depressa.

Boas Festas

Margarida Sousa Carvalho

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bora lá a pensar positivo...

As férias de verão... já foram!
Pequeninas, tristinhas, como o curto salário mensal a que somos obrigados...praia, praia é nos Mesiões... e a NET é uma janela para o mundo... não é ?
Há que ter esperança, paciência...muita paciência e fé. Bora lá a pensar positivo...não é subsídio, não podem tirar…
Esta edição do Novas de cá é especial porque iniciamos um suplemento dedicado aos mais novos.
A colaboração pedida mostrou que a gente miúda é sempre generosa e capaz assim como a Dr.ª Julieta e a Dr.ª. Otília às quais se agradece a disponibilidade. Com elas contamos para futura colaboração.
O Grupo de Teatro iniciou os ensaios da nova peça e promete surpreender.
Está agendado para este outono uma exposição de trabalhos que pretende mostrar os dotes dos nossos sócios nas artes e ofícios.
Agendado também uma mostra dos dois anos de vida do nosso boletim.
Também contaremos com todos no kartódromo para tentar bater os dotes automobilísticos do nosso presidente.
Por último, um abraço ao Carlos Governo, volta depressa amigo.

Margarida Sousa Carvalho

terça-feira, 19 de junho de 2012

"Acordai acordai homens que dormis..."

Como cidadãos ordeiros vamos cumprindo aquilo para que fomos treinados e muitas vezes superamos as expectativas porque a esperança e a determinação nos agigantam. Mas vamos olhando para o que nos rodeia e o desalento é grande. Sabemos que devagar e de forma indelével um dia nos calhará alguma coisa...e é por este desconhecido que somos levados á mansidão e este viver “civilizado”, sem ideias e ideais  que somos tornados tristes.
Às vezes, e cada vez são mais as vezes,  penso nas palavras de José Gomes Ferreira  embaladas pelo Fernando Lopes Graça    numa canção que me marcou…”Acordai acordai homens que dormis a embalar a dor dos silêncios vis vinde no clamor das almas viris arrancar a flor que dorme na raiz... “
As eleições para os corpos dirigentes da Casa do Pessoal tiveram lugar no fim do mês de Março com a reeleição da lista a escrutínio.
O Grupo de Teatro repetiu  a peça “O Consultório” no anfiteatro do Hospital Rainha Santa Isabel, com o mesmo êxito da estreia.
A “caminhada” nos Olhos d’Água e o “Passeio mistério” por terras do oeste, tiveram o sucesso habitual  com a participação entusiasta dos sócios.
Por agora vamos “abrandar” para as férias de verão… Voltaremos!

Margarida Sousa Carvalho

quinta-feira, 15 de março de 2012

“May the force be with you”

O ano de 2012 é bissexto e não começou da melhor maneira para o Centro Hospitalar a que o nosso Hospital pertence.  Assistiu-se a grandes e continuadas mudanças e com estas a grande instabilidade, talvez por não haver informação consistente e assim, o boato navegar a todo o pano neste mar revolto. É com mágoa que se assiste à diminuição da participação de alguns sócios na Casa do Pessoal devido a transferência para outras Unidades, mas como disse Gandhi "Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se  não fizer nada, não existirão resultados."
Neste primeiro trimestre, salienta-se a comemoração do 25º aniversário  da Casa do Pessoal que com a participação voluntariosa e já habitual dos sócios, decorreu em boa camaradagem.
O Grupo de Teatro com a sua primeira peça - em estreia absoluta para todos… actores, encenadora, ”técnicos” de som e luz, teleponto, cenógrafa e produtora - foi, na nossa opinião, um “estrondoso” sucesso.
As eleições para os corpos dirigentes da Casa do Pessoal vão ter lugar no fim do mês de Março e iniciar-se-á um novo  período que se espera com mais atividades e novas iniciativas, porque dedicação e esforço não faltam aos sócios e aos dirigentes.
“May the force be with you”

Margarida Sousa Carvalho