quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

É Natal...

https://drive.google.com/file/d/0B7l0gVeR4rfDODBmOWZVVjBuaEE/view?usp=sharingÉ Natal.
É tempo da família.
Chegam as tias da cidade grande...fritam-se as rabanadas e há cheiro de velas. O frio além dos vidros embaciados embala uma noite especial.
Barulho em toda a casa, muita gente com lugar à mesa...consoada!
Saudades da minha infância cada vez com recordações mais longínquas acoitadas em tempos felizes...
Este foi um trimestre de actividades com muita adesão dos fieis adeptos deste clube muito nosso. É pena que os ‘velhos’ sejam mais participativos que os ‘novos’, mas vamos persistindo que mais
se chegam ao convívio.
O passeio à Regaleira, foi ’chuvado’ mas o almoço uma beleza...
No jantar de Natal o presidente Miguel mostrou a sua faceta de músico nos La Fontinha.
Mais uma vez a peça de Natal, especialmente dedicada aos mais pequenos, foi levada à cena, libertando a criatividade dos actores mais jovens sob a batuta da Natália.
Em Janeiro fazemos 30 anos. Claro que vamos comemorar com as actividades do costume (com matraquilhos pois então) e um jantar… (Maria João e Sílvia, surpreendam-nos!)
Queria deixar um agradecimento às colaboradoras do Boletim que são por mim “massacradas” todos os trimestres, sem as quais era impossível publicá-lo, desejando-lhes um ano novo cheio de saúde e bem-estar, em especial Ana casaleiro e Anabela Cunha, Lídia Gaspar, Viviana Rebecchi, Inês Santos, Sílvia Pimpão e a minha irmã Maria João Carvalho.
Por último, ponderem a frase de Indira Gandhi que eu gosto:
“Há dois tipos de pessoas:
aquelas que fazem o trabalho e
aquelas que ficam com o crédito.
Tente estar no primeiro grupo:
há menos competição por lá.”

Boas Festas
Margarida Sousa Carvalho

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"... conviver é um desafio permanente"

Neste trimestre despedimos-nos da Cardiologia. As despedidas são sempre dolorosas. Habituamo-nos aos vizinhos, somos amigos, vivências comuns...e de repente, tudo muda. É a lei da vida, cruel e fria que se manifestou neste verão
tão quente.

https://drive.google.com/file/d/0B7l0gVeR4rfDZXhLMWE2SnBFZWM/view?usp=sharing
 
A Casa do Pessoal esteve de férias... Actividades paradas, uma pasmaceira... mas, com o mês de Outubro, volta a renascer essa vontade excursionista de muitos sócios e lá vamos até à Regaleira…talvez haja alguma caminhada...esperamos para ver.

A Natália adaptou mais uma comédia e os ensaios iniciam--se brevemente. Estou certa que terá o mesmo sucesso das anteriores.

Para o Natal haverá uma peça para os mais pequenos como nos anos anteriores, onde vão brilhar uma vez mais os nossos pequenos artistas...a história é linda acreditem.

Dou as boas vindas aos novos sócios e espero que participem nas nossas actividades. O Boletim também aguarda a vossa colaboração, não se acanhem…

Por agora já chega de escrita. E, em jeito de despedida, deixo-vos com uma frase de Jorge Amado, esse poeta prosador

"Se viver não é fácil, conviver é um desafio permanente"

Um abraço

Margarida Sousa Carvalho

quinta-feira, 30 de junho de 2016

...rumando contra ventos e marés...

O nosso Boletim já está mais crescido, seis anos feitos e cá continuamos rumando contra ventos e marés, com a colaboração preciosa e permanente da Inês Santos, da Viviana Rebecchi, da Lídia Gaspar, da nossa poetisa Sílvia Pimpão, dos repórteres de serviço e das entrevistadoras Ana Casaleiro e Anabela Cunha, da Maria João Carvalho (sempre pronta a colaborar com textos pedidos “para ontem” e que surpreendem pela excelente narrativa), e dos colaborados pontuais que gostaríamos fossem mais e mais frequentes. Sem esta gente não era possível o Boletim e a Casa do Pessoal ficaria mais pobre.
Houve eleições e mantem-se a direção sob a presidência do Miguel Pinheiro e as finanças com a Maria João Semião.
O passeio mistério manteve a tradição, um grupo animado e brincalhão, sempre pronto a “dar ao dente” e a dançar...o José Cunha foi o repórter de serviço. Vamos assim preparar o próximo...talvez às caraíbas...
Estão já pensados alguns eventos dos quais se destaca a ida aos “passadiços do Paiva”...coisa já para atletas de “sustento”, que isto de subir muito e descer outro tanto…
No Dia da Criança o Grupo de Teatro brindou os mais pequenos com a peça “O soldadinho de Chumbo”. A rapaziada do Grupo, muito à vontade porque
a experiência assim obriga, esteve profissional e a Lara estreou-se muito bem. Linda e muito feminina, a bailarina da caixa de música, não perdeu a compostura e o texto estava sabido a preceito. Parabéns Lara e bem-vinda ao Grupo.
O Grupo de Teatro está agora de férias. A nova peça já está escolhida mas, por enquanto...são férias e apesar de refilarem, de quererem desistir, de tanta coisa...espera-se que a peça estreie em Fevereiro porque senão o pessoal fica triste...é uma questão de hábito e neste caso um bom hábito...por mim, vou mantendo a chama acesa.
Boas férias
Margarida Sousa Carvalho

quinta-feira, 31 de março de 2016

Um Boletim Colorido


Aqueles rumores que soavam tomaram corpo e são realidade, a Medicina voltou a Torres Novas. Uma equipa motivada, cheia de esperança é muito importante e, apesar dos escolhos do dia a dia, espero que nunca lhe falte o animo. Força!
Assim este boletim é colorido.
Em Janeiro a Casa do Pessoal fez anos e como de costume houve torneios (matraquilhos, snooker, bowling e sueca) e apesar de haver poucos participantes, realizaram-se, com sucesso. Espero que para o ano que vem, no 30º aniversário, a participação seja enorme!
Não posso deixar de falar sobre a peça que no natal animou a pequenada. “O Vale Encanta-do” é uma história linda que a Natália imaginou. O Rodrigo, o Gabriel e o Henrique estiveram à altura do estrelato, ajudados pelas fadas e pelo Pai Natal…
A 11 de Março, após longos meses de ensaios, estreou a peça “Acredita em fantasmas?”, uma comédia cuja adaptação livre feita pela Natália da peça original de Henrique Santana “Aqui há fantasmas”, transformou a noite em gargalhadas de boa disposição. O elenco contou com um novo nome, a Idalina Santos e que bem que se apresentou...tem futuro pois então… Os restantes actores foram brilhantes como sempre, destacando a entrega de todos mas sobretudo do Miguel que no dia do seu aniversário (18 Março) esteve melhor que nunca.
Que peça haverá para o ano que vem? É um desafio.
Nas comemorações do Dia da Criança o Grupo de Teatro apresentará a peça “O soldadinho de chumbo”.
Não posso deixar de falar no nosso anual Passeio Mistério, que levará o pessoal no último fim-de-semana de Maio a descobrir vales, montanhas, areais, rios, pontes, mares...enfim mistério!...a Maria João é que sabe tudo…
Vamos ter eleições e esperamos que os sócios votem, a vossa colaboração é importante.
Por último sai um abraço apertado de reconhecimento para a minha irmã. Do muito que deste ao serviço neste Hospital fica a lembrança, sem almoços ou louvores…

Obrigada Mana Velha
Margarida Sousa Carvalho